sandra aka margarete ~ acknowledgeyourself@gmail.com

vista daqui uma vida (as personagens fictícias reservam-se o direito à privacidade)

na escola corre tudo bem a professora diz que tem uma letra muito bonita. e nunca faz erros. os meninos que nasceram em portugal fazem mais erros que a menina. canta-se o hino no final do dia e usa-se bata. a menina gosta destes pormenores. tem muito cuidado em pedir à mãe que lave a bata. a mãe faz uma sandes de queijo fresco e põe numa bolsinha de pano. não é num saco de plástico como na terra nova. é uma bolsa de pano que a mãe bordou há muitos muitos anos antes de casar. para o seu enxoval. tem um ganso bordado e franjinhas. depois põe o pão na cesta do lanche que a menina já tinha na terra nova, tem uma galinha amarela e outra preta e é muito bonita. na escola há uma senhora que vai ter um bebé e está sempre a fazer roupinhas de lã.à hora do recreio ela aquece uma grande panela de leite e dá aos meninos numas canecas de plástico às cores que a menina acha muito bonitas. às vezes em vez de comer o pão que a mãe mandou a menina troca com a chinoca da china. ela sabe que não é bonito chamá-la assim. o nome dela é anabela. o lanche dela é sempre chouriço ou bacalhau desfiado com azeite e alho. sempre que pode a menina troca com ela.

depois de dar o leite aos meninos da escola a senhora que vai ter um bebé e está sempre a fazer roupinhas de lã e que nunca fala com os meninos e meninas da escola volta a fazer roupinhas de lã.

no recreio os meninos brincam. ao lobo mau. ao limão. à triste viuvinha. ao ringue. ao macaquinho de chinês.

na sala de aula a menina delicia-se com os textos do livro de língua portuguesa, falam sobre a consoada, as janeiras, a primavera. vão ao campo no dia da espiga. aprendem os rios de portugal ...metro decímetro centímentro... cantam ,,,nas palhas deitado, nas palhas estendido, filho de uma rosa de um cravo nascido...a menina gosta particularmente de uma canção que passa os dias a cantar ...amar como jesus amou, sonhar como jesus sonhou... sorrir como jesus sorriu... e ao chegar ao fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz...

a menina ainda não sabe. nunca vai saber.



4 comentários:

Anónimo disse...

ainda um dia o destino toma forma. tranformar-te-ás em papel e tinta. tudo será mais simples. :)

Anónimo disse...

'tás a falar de destino?!... ;*

Anónimo disse...

sim. uma forma pouco usada de vida. ou seja "sem tino" ;)

Anónimo disse...

sem tino... gosto!
:D