sandra aka margarete ~ acknowledgeyourself@gmail.com

fábula talvez de um homem

havia chegado a casa cansado como chegam a casa todos os homens, agora percebi que também as mulheres chegavam a casa cansadas. Cheguei a casa e dei um beijo ao gato, cozi-lhe o peixe que trouxera do mercado e ele agradeceu-me num roçar as minhas pernas. Fiz chá de jasmim que deitei no thermos e avisei o gato que estaria no banco de pedra do jardim lá da nossa rua, no caso de alguma eventualidade, aviso sempre o gato onde estou onde vou. Sai de casa sem me lembrar de tirar as meias de molho, fico sempre com as meias estragadas por causa disso, estou convencido de que não sei lavar meias. Mas isso não interessa agora. Não interessa porque percebi a metamorfose. Quando chegava ao banco, avisto uma borboleta. Parei. Não gostava de borboletas. Achava-as pretensiosas na sua graciosidade e que tinham beleza roubada a outros animais. Não gostava de borboletas porque entendia que tinham o mundo ganho à partida, pelo seu aspecto exterior. Eu que me via um homem gordo de transpiração catinguenta e sandálias com meias brancas (estragadas pela lavagem, encardidas). Sou sincero, detestava as borboletas e tudo o que elas representavam, especialmente aquilo a que sempre denominei pseudo-fragilidade. Abomináveis seres que relegavam a existência dos ácaros e dos carapaus para segundo plano. Pois, quando cheguei ao meu banco de pedra, lá estava a borboleta. Dirigiu-se-me, iniciou a comunicação (...) (...) (...) afinal, era um animal qualquer que se aproximava de mim. Apresentava a fragilidade de quem quer

Sendo eu um homem de poucas e dificeis palavras, engasguei, gaguejei. Pum, outra vez, gago, nem as estratégias que aprendera nas sessões resultavam nas situações de embaraço. E uma borboleta fascinada por um gordo catinguento de meias brancas, é, indubtitavelmente, uma situação de embaraço – gaguez.



2 comentários:

Anónimo disse...

delicioso. só não tenho a certeza se algum homem escreveria tal história :)

Anónimo disse...

conheço pelo menos um ;)
fico contente que te tenha sabido bem
BOMDIA!