sandra aka margarete ~ acknowledgeyourself@gmail.com

vista daqui uma vida (as personagens fictícias reservam-se o direito à privacidade)

Quando vem o tempo bom é divertido ver as roupas que o pai compra com a Paula, os sapatos de sola transparente, as calças brilhantes e as t-shirts com borracha à frente, ela compra sempre a co-ed, a mãe deixa-a usar blush e pôr brilho nos lábios. A Paula ouve disco, a Ângela., melhor amiga dela, é mais maluca, usa um blusão de cabedal preto e ouve acdc.
A mãe é muito bonita. Usa sapatos e botas de salto alto muito bonitos, quase sempre pretos. Pinta as unhas de cor de vinho. Os lábios na mesma cor. Usa vestidos e saias muito bonitas. No trabalho é chefe. À noite, quando volta, traz sempre um pedacinho da sandes do almoço, a menina vai ver a mala da mãe, gosta sempre de comer esse pedacinho de sandes, principalmente quando é de atum.
Há muitas pessoas nestas vidas.
O António e a Laívia, são os melhores amigos do pai e da mãe da menina e da Paula, vão juntos para todo o lado. Os filhos deles são o zito e o lhêlhê. O zito joga numa equipa. É tão pequenina, a menina, e já sabe que ele é bonito. O Marcelo vive numa cadeira de rodas. É mais novo que o zito. Mas mais velho do que a menina. Quando era bebé, ela não sabia dizer Marcelo, então ele passou a ser o lhêlhê. Dizem que ele vai ser muito alto. Mas como, pensa a menina, se vive na cadeira de rodas?
Juntam-se todos na cottage, que é do Valdemar, o pai da Stella, a amiga de infância da menina (isto é muito importante, elas sabem).
A cottage é na praia, em Wasaga. Às vezes, vão juntos apanhar morangos e cerejas às quintas. O pai e a mãe da Sandy também vão. Um dia, o pai da Sandy morreu. A Sandy também é, junto com a Stella, a amiga de infância da menina. (isto é muito importante, elas sabem). A irmã da Stella é a Ângela, e a irmã da Sandy é a Teresa, são ambas amigas da irmã da menina, a Paula.
Eram muitas, as famílias que se juntavam na cottage, a família da menina, a família da Stella, a família da Sandy e a família do lhêlhê. Eram muitos, tantos. Juntavam-se sempre que possível, fins-de-semana e férias. A menina não se lembra de ouvir disputas. A menina lembra-se de todos divertidos, as mulheres cozinhavam e os homens lavavam a loiça – às vezes fingiam que partiam a loiça para chatear a mulheres que depois riam, junto com as crianças. Também se lembra de acontecer as três meninas espreitarem as mães a chorar juntas, às vezes sabiam que era por causa de problemas do lhêlhê, outras vezes, mais tarde, porque o pai da Sandy tinha morrido. Talvez as três meninas ficassem caladas. E voltavam a brincar. Amigas.

2 comentários:

stefter disse...

Wow! You make me feel nostalgic for the old days. Times were good then :)

Daisylea disse...

Nostalgia indeed! We had a good childhood I think. Typical but special.